Clube KTM Portugal

Clube Oficial KTM

Ajuda GPS

Neste espaço poderão encontrar tracks e waypoints para passeios off road sempre em Formato Garmin

Moderadores: ElioSilva, Chaves, HelSilva, Miglim

Ajuda GPS

Mensagempor berjoão111 » terça nov 10, 2009 1:14 am

Olá pessoal!!!
Comprei um DAKOTA20... mas estou completamente às escuras :shock: :shock: Estive nuns sites GPSIES e WIKILOC para ver uns caminhos até que me deparei com ficheiro GPX TRACK e GPX ROUTE. Na loja só me falaram no formato GPX. Alguém sabe as diferenças entre os ficheiros.E qual a necessidade dos pontos de partida e final? Os ficheiros do percurso não chegam?
Se alguém souber ajudar-me...
berjoão111
clementina

Registado: domingo jan 25, 2009 11:50 am

Mensagempor charliedi » terça nov 10, 2009 9:49 pm

Boas,

A diferença está na qualidade da informação.

Imagina que carregas esses GPX's no GPS, um em formato ROTA e outro em formato TRACK.
Em formato ROTA, o ficheiro pode conter apenas 2 waypoints: LISBOA-PORTO. A partir daí o GPS calcula o percurso através da informação no mapa que tens carregado.
Agora imagina que não tens qq mapa no GPS. O que vais ver é apenas uma linha recta entre LISBOA e PORTO, pq o GPS não tem informação de ROUTING (calcular uma rota)
Se fores ao ficheiro em formato TRACK, podes seguir o "rasto", que alguem já gravou e ires de LISBOA ao PORTO sem qualquer mapa, desde que sigas a linha (percurso) definida.
Os TRACKS são uteis em fora de estrada (mas é preciso que alguem já os tenha feito).
Os ROUTE são uteis para navegação em estrada (ou quando não arranjas tracks para uma volta que queres dar)

No final das contas, o formato GPX é idêntico. Só que no TRACK tem centenas, milhares de waypoints, além de informações como direcção, altitude, velocidade em cada ponto. E o ROUTE apenas tem pontos previamente definidos.

Imagem
Neste screen podes ver a diferença. A azul um track. A roxo um route.

Podia extender muito mais esta explicação. Mas acho que já deu para teres uma ideia! :)

Alguma dúvida, mete no post

Abraço,
CD
13 KTM 690 END
05 KTM 525 EXC
charliedi
Laranjinha

Registado: quinta mar 05, 2009 7:49 pm

Mensagempor berjoão111 » quarta nov 11, 2009 1:04 pm

Ok, deu para entender na perfeição.
Obrigado pela ajuda
berjoão111
clementina

Registado: domingo jan 25, 2009 11:50 am

Mensagempor kedas » domingo jan 10, 2010 12:33 pm

boas
estou à procura de um gps para offroad e este dakota 10/20 parece-me que chega para o que quero.
Queria perguntar aos utilizadores deteste modelo se dá para inserir imagens jpg (ou outro tipo de ficheiro de imagem)com rotas para depois servirem de base à navegação. Ou a utilizadores de outros modelos que tenham esta função, o 60CSx dá?
obrigado
kedas
clementina

Registado: domingo jan 03, 2010 5:08 pm

Mensagempor jfsal » sexta jan 15, 2010 11:47 am

Viva Kedas,

Eu tenho um Garmin 60Csx.

Nao sou muito entendido mas o que carregas no gps nao é um ficheiro de imagem tipo jpg...

É um ficheiro de tracks (ou seja varios pontos com coordenadas geograficas).. no caso da Garmin tens ficheiros gpx que podes fazer os downloads directamente dos sites gpsies.com ou wikiloc.com que o gps reconhece automaticamente...

Espero ter ajudado. Alguem me corrija se estiver errado.

Um abraço
J
Joao

KTM 400 Exc 09
jfsal
clementina

Registado: sábado Oct 03, 2009 4:39 pm

Mensagempor kedas » sexta jan 15, 2010 12:38 pm

jfsal, obrigado pela resposta.
A minha duvida é durante a navegação o que mostra no monitor, cartas topográficas, outras imagens?
obrigado
kedas
clementina

Registado: domingo jan 03, 2010 5:08 pm

Mensagempor jfsal » sexta jan 15, 2010 7:31 pm

Com gps tens diferentes tipos de navegaçao:

Num gps com mapa (caso do 60csx), o que ves é o track (sequencia de pontos que forma uma linha) e a tua posiçao, podendo assim ver o progresso... Neste caso o objectivo é andar sempre em cima da linha. Sim ves um mapa, mas dado que normalmente vais com um zoom muito elevado e as estradas de todo o terreno nao estao nos mapas acabas por ver um linha...

Nos gps sem mapa, normalmente o que tens é uma indicação de direcçao (tipo seta) que indica a direcçao do proximo ponto (waypoint)... cada vez que chegas a um ponto ele indica-te a direccao do proximo

No 60csx podes ter as duas opçoes... Se quiseres podes tb ter a vista em que simplesmente te indica a direcçao do prox ponto alem de mais informaçao (distancia, velocidade, etc)...

Eu actualmente estou a utilizar o 60csx para tracks e estou muito contente... apesar de que é preciso ir com cuidado pois muitas vezes a olhar para o gps nao nos damos conta do que temos a frente....

Espero que tenha ajudado,
Joao
Joao

KTM 400 Exc 09
jfsal
clementina

Registado: sábado Oct 03, 2009 4:39 pm

Mensagempor joao.aka.freeman » terça mar 30, 2010 3:53 pm

´Não quis começar um tópico novo, senão daqui a pouco ninguém se entende. achei que este seria o mais apropriado.

Gostava de saber se o programa MapPoint da microsoft dá para marcar trajectos (onroad e offroad) no computador para depois passar um ficheiro com o mesmo para um dispositivo GPS tipo Garmin ou assim do género.

Alguem me sabe dizer?
EXC-F 250 2007
joao.aka.freeman
Laranja Mecânica

Registado: domingo jan 06, 2008 9:49 pm

Voltar para Espaço Garmin

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante