Clube KTM Portugal

Clube Oficial KTM

Válvula de escape

Este espaço é dedicado à troca de informações sobre as manuntenções, dúvidas técnicas e eventuais problemas das nossas Laranjinhas

Moderadores: ElioSilva, Chaves, HelSilva, Miglim, Paxx

Válvula de escape

Mensagempor João Cunha ktm » quarta Oct 14, 2015 6:31 pm

Boas, tenho ktm exc 250 de 2000. Queria saber se a mota tem mais rendimento em baixas com a válvula de escape aberta ou fechada?
Gostaria que dissessem como usam as vossas, opiniões por favor
João Cunha ktm
clementina
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 03, 2015 10:44 pm

Re: Válvula de escspe

Mensagempor HelSilva » quarta Oct 14, 2015 8:48 pm

A menos que haja uma avaria, a válvula de escape está fechada só abrindo acima de determinada rotação...
Cumprimentos Natalícios ... porque o Natal é quando queremos :) :) :)
HelSilva
Avatar do Utilizador
HelSilva
Moderador
 
Mensagens: 6573
Registado: sábado nov 17, 2007 10:30 pm
Localização: Ovar/ Aveiro

Re: Válvula de escspe

Mensagempor Scarz » quinta Oct 15, 2015 7:39 am

Eu soldei a minha em 2011 :mrgreen:

Como o Sr. Silva já disse a válvula tem um regime de funcionamento com "base" nas rotações do motor.

Normalmente em baixas velocidades a válvula encontra-se fechada só abrindo com uma determinada rotação mais elevada.

Agora se queres manter a válvula o maior tempo possivel fechada dentro do regime de rpm do motor coloca a mola verde e fecha o parafuso de afinação ao máximo.

Mas depois não esperes um motor explosivo sempre que necessitares :wink:
www.Baja2Tempos.com
Avatar do Utilizador
Scarz
Ready To Race
 
Mensagens: 4943
Registado: domingo set 02, 2007 10:29 pm
Localização: São Miguel do Rio Torto

Re: Válvula de escspe

Mensagempor playbiker » quinta Oct 15, 2015 8:07 am

Bom dia Xô Silva! :P

Creio que no ano da graça de 2000 as molas não se trocavam... havia somente uma mola (as de hoje têm 2 em que 1 delas é intermutavel). Dará sim (como as de hoje) para afinar a abertura mínima e máxima através duns batentes onde a válvula trabalha.
playbiker
Ready To Race
 
Mensagens: 4185
Registado: terça abr 22, 2008 2:47 pm
Localização: Fig. Foz

Re: Válvula de escspe

Mensagempor Scarz » quinta Oct 15, 2015 8:15 am

playbiker Escreveu:Bom dia Xô Silva! :P

Creio que no ano da graça de 2000 as molas não se trocavam... havia somente uma mola (as de hoje têm 2 em que 1 delas é intermutavel). Dará sim (como as de hoje) para afinar a abertura mínima e máxima através duns batentes onde a válvula trabalha.



Epa eu li 2009... :roll:
www.Baja2Tempos.com
Avatar do Utilizador
Scarz
Ready To Race
 
Mensagens: 4943
Registado: domingo set 02, 2007 10:29 pm
Localização: São Miguel do Rio Torto

Re: Válvula de escspe

Mensagempor HelSilva » quinta Oct 15, 2015 2:08 pm

playbiker Escreveu:Bom dia Xô Silva! :P

Creio que no ano da graça de 2000 as molas não se trocavam... havia somente uma mola (as de hoje têm 2 em que 1 delas é intermutavel). Dará sim (como as de hoje) para afinar a abertura mínima e máxima através duns batentes onde a válvula trabalha.


Se calhar era Xô Morgado :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos Natalícios ... porque o Natal é quando queremos :) :) :)
HelSilva
Avatar do Utilizador
HelSilva
Moderador
 
Mensagens: 6573
Registado: sábado nov 17, 2007 10:30 pm
Localização: Ovar/ Aveiro

Re: Válvula de escspe

Mensagempor playbiker » quinta Oct 15, 2015 2:40 pm

João Cunha ktm Escreveu:Boas, tenho ktm exc 250 de 2000. Queria saber se a mota tem mais rendimento em baixas com a válvula de escape aberta ou fechada?
Gostaria que dissessem como usam as vossas, opiniões por favor


Eu acho é que com a paródia acabámos por não responder ao João... consegues uma subida de rotação mais suave se deixares a válvula fechada ou o contrário se a deixares mais aberta em baixa rotação. Agora depende do teu conceito de "mais rendimento" que questionas. Pensa numa mota antiga sem válvula de escape (não sei se alguém aqui sabe o que isso era...) em que não havia baixas e de repente ela disparava na direcção em que estava virada... equivalia a uma válvula se escape constantemente toda aberta.
playbiker
Ready To Race
 
Mensagens: 4185
Registado: terça abr 22, 2008 2:47 pm
Localização: Fig. Foz

Re: Válvula de escape

Mensagempor ghost_sx » sexta abr 06, 2018 12:50 am

Boas!
Adquiri recentemente (finalmente!) uma EXC 250, de 2010.

A mota vem excelente, com boa resposta e bem afinada, no entanto, vem um pouca curta (13-50) e com a mola vermelha.

Para o estilo de condução que pretendo vou colocar uma transmissão 14-50 inicialmente, posteriormente, caso necessite, vou colocar 14-48.

A minha questão tem a ver com a mola, quero colocar a mola amarela. Tenho necessidade de afinar a mota depois?

Abraço a todos!
ex KTM 125 exc '07 :(
KTM 250 EXC ‘10

"Para quê usar drogas se existem as motos!?"
Avatar do Utilizador
ghost_sx
Laranja Mecânica
 
Mensagens: 692
Registado: terça abr 26, 2011 12:25 pm
Localização: Comenda/Portalegre

Re: Válvula de escape

Mensagempor petrus » sexta abr 06, 2018 7:12 am

ghost_sx Escreveu:Boas!
Adquiri recentemente (finalmente!) uma EXC 250, de 2010.

A mota vem excelente, com boa resposta e bem afinada, no entanto, vem um pouca curta (13-50) e com a mola vermelha.

Para o estilo de condução que pretendo vou colocar uma transmissão 14-50 inicialmente, posteriormente, caso necessite, vou colocar 14-48.

A minha questão tem a ver com a mola, quero colocar a mola amarela. Tenho necessidade de afinar a mota depois?

Abraço a todos!


Em princípio não. Basta trocares, mas não esperes uma diferença abissal! Será maior com a alteração da relação de transmissão, mas a junção das duas faz sentido e é também o que uso na minha 250 de 2016.

Claro que também se podem fazer mais coisas, por exemplo ao nível da carburação ou da afinação do parafuso, mas vai com calma...
Se fosse hoje, tinha começado a andar em motas de TT uns 10 anos mais cedo!
Avatar do Utilizador
petrus
Ready To Race
 
Mensagens: 3976
Registado: sexta mai 04, 2007 7:44 am
Localização: Lx, mas nem sempre!

Re: Válvula de escape

Mensagempor ghost_sx » sexta abr 06, 2018 11:13 am

Certo obrigado!

Usas 14-48?
ex KTM 125 exc '07 :(
KTM 250 EXC ‘10

"Para quê usar drogas se existem as motos!?"
Avatar do Utilizador
ghost_sx
Laranja Mecânica
 
Mensagens: 692
Registado: terça abr 26, 2011 12:25 pm
Localização: Comenda/Portalegre

Re: Válvula de escape

Mensagempor petrus » sexta abr 06, 2018 2:35 pm

ghost_sx Escreveu:Certo obrigado!

Usas 14-48?


Não! Nem pensar! Sou fã convicto de 14x50! Não quero outra, mas eu não ando no Alentejo e faço algumas trialeiras pelo que 14x50 é a minha praia! Comprei a mota 13x50 e foi a primeira coisa que mudei! Ainda antes de mudar posição do guiador, das manetes, carburação...
Se fosse hoje, tinha começado a andar em motas de TT uns 10 anos mais cedo!
Avatar do Utilizador
petrus
Ready To Race
 
Mensagens: 3976
Registado: sexta mai 04, 2007 7:44 am
Localização: Lx, mas nem sempre!

Re: Válvula de escape

Mensagempor ghost_sx » sexta abr 06, 2018 6:40 pm

Certo!
Vou experimentar primeiro com 14-50 para ver se gosto.
ex KTM 125 exc '07 :(
KTM 250 EXC ‘10

"Para quê usar drogas se existem as motos!?"
Avatar do Utilizador
ghost_sx
Laranja Mecânica
 
Mensagens: 692
Registado: terça abr 26, 2011 12:25 pm
Localização: Comenda/Portalegre

Re: Válvula de escape

Mensagempor ghost_sx » quinta abr 19, 2018 5:24 pm

Pessoal é normal o local onde se situa a mola conter óleo da caixa?

Primeiro ela já não tinha óleo, era leite.. :shock: (nem sei como deixam chegar a este ponto) depois ao mudar a mola para a intermédia reparei que o mesmo líquido se encontrava aí. É normal ou tenho algum retentor a precisar de ser mudado?
ex KTM 125 exc '07 :(
KTM 250 EXC ‘10

"Para quê usar drogas se existem as motos!?"
Avatar do Utilizador
ghost_sx
Laranja Mecânica
 
Mensagens: 692
Registado: terça abr 26, 2011 12:25 pm
Localização: Comenda/Portalegre


Voltar para Oficina

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron