Clube KTM Portugal

Clube Oficial KTM

Ajuda com montagem/reconstrução Gs250 Ld 93

Aqui se posta os nossos projectos e restauros de Laranjinhas anteriores a 2000, e tudo o resto que esteja relacionado com motas e motorizadas do sec XX...

Moderadores: ElioSilva, Chaves, HelSilva, Miglim, Paxx

Ajuda com montagem/reconstrução Gs250 Ld 93

Mensagempor AntónioFreeride » sexta jan 24, 2014 5:59 pm

Depois de uns anos parada a espera de coragem do dono, a minha KTM finalmente ganha novamente forma de moto.
http://www.clubektmportugal.com/viewtopic.php?f=20&t=15689
Esteve completamente desmontada e encaixotada durante 6 anos.
Agora que decidi monta-la já depois de parecer uma mota e não mais um monte de peças, a quando foi para a aplicação do sistema de travagem dei por falta das molas de fixação das pastilhas de travão, sem as quais as pastilhas ficam caídas e apenas suspensas pelo perno ou troço de fixação.
Já corri 3 representantes oficiais da KTM, que achei através do site oficial da KTM, em todos me disseram que já não há ou não se vende peças para motas mais antigas que 94, e a própria KTM não assegura o fornecimento para trás desse ano.
Fiquei num beco sem saída, e necessito muito da ajuda de alguém com algum conhecimento nesta área, pois é chato ter uma mota parada por que não consigo arranjar uma peça ou uma solução.
Ficarei muito grato por todas as ideias e soluções.
A velhinha já se foi embora KTM GS 250 LD (since*1993*)
Imagem
AntónioFreeride
Laranjinha

Registado: domingo jan 19, 2014 10:17 pm

Re: Ajuda com montagem/reconstrução Gs250 Ld 93

Mensagempor Miglim » sexta jan 24, 2014 11:10 pm

Se precisares dos manuais da tua mota eu tenho!

Qualquer coisa manda-me e-mail! miglim(a)netvisao.pt
Speedy Miglim ________________________________________________________________4Ever 2Fast 4You
Miglim
Site Admin

Registado: segunda set 10, 2007 8:03 pm

Mensagempor AntónioFreeride » sábado fev 01, 2014 8:35 pm

Passei o dia todo de volta da laranjinha, a minha Maria já anda com ciumes, mas valeu a pena!
Fiz home-made umas chapinhas para substituir as originais, já estão os travões de trás e da frente sangrados e postos nos sítios!
Até ver ta tudo a correr bem, em principio 2ª feira já há Teste-Drive!
Depois ponho fotos de tudo pronto.
(Este relato ate podia ficar no "O que fizeste hoje pela tua KTM?")
Imagem
AntónioFreeride
Laranjinha

Mensagempor Miglim » domingo fev 02, 2014 5:49 pm

Sim podia, mas os modelos antigos têm este espaço especial, assim fica melhor aqui, tenta é completar o relato com fotos, o people gosta! ;)

A ver se te mando os manuais no inicio da semana.
Speedy Miglim ________________________________________________________________4Ever 2Fast 4You
Miglim
Site Admin

Mensagempor AntónioFreeride » segunda fev 03, 2014 8:15 pm

Miglim Escreveu:Se precisares dos manuais da tua mota eu tenho!

Qualquer coisa manda-me e-mail! miglim(a)netvisao.pt

Boa noite amigo Miguel, já descarreguei os ficheiros e muito, muito obrigado!
Fico mesmo muito agradecido!
Impecável, uma grande ajuda para o trabalho que ainda tenho pela frente e para a futura manutenção.
Não tenho palavras para agradecer mais mas queria ter.
Imagem
AntónioFreeride
Laranjinha

Mensagempor AntónioFreeride » terça fev 04, 2014 12:56 am

AntónioFreeride Escreveu:Até ver ta tudo a correr bem, em principio 2ª feira já há Teste-Drive!

Pelos vistos nem com noitada... Ainda não foi hoje 2ª que foi o teste drive... :cry: :cry:
Mas já há muitos avanços! Acho que amanha já da para testar
Substitui a rotula e os rolamentos do pedal de travão, e os rolamentos dos roletes, que por acaso são os 6 iguais:
As pesas antigas estavam assim

Imagem

A rotula já estava fora do sitio e estes eram os 2 melhores e os 2 piores rolamentos que de la saíram.

Imagem

Não é 2 anéis, é mesmo o resto de 2 rolamentos...

Algumas peças novas já no sitio

A rotula nova e os rolamentos do pedal:

Imagem

Os roletes, não se nota muito, mas estão la e com rolamentos novos:

Imagem

Aqui eu a fingir que estava a trabalhar para a fotografia :lol: :lol:

Imagem

Imagem
Imagem
AntónioFreeride
Laranjinha

Mensagempor Miglim » terça fev 04, 2014 4:01 pm

Bom trabalho! Nestas coisas há sempre muitos contratempos.... é normal!
Miglim
Site Admin

Mensagempor Chaves » terça fev 04, 2014 7:42 pm

AntónioFreeride Escreveu:
AntónioFreeride Escreveu:Aqui eu a fingir que estava a trabalhar para a fotografia :lol: :lol:

Deixa-te de fingir e trabalha a sério se queres testar a mota esta semana.. :lol: :lol:
Seria preciso ter a necessidade do pobre para gozar da fortuna do rico!
_________________GENERIC Enduro 250 2t ™_________________
Chaves
Moderador

Registado: sábado abr 23, 2011 8:20 am

Mensagempor lilo » terça fev 04, 2014 8:13 pm

Muito bem....
Uma das coisas que também gosto de fazer na mota é manutenção, até vezes até me perco no tempo que passo de volta dela e acabo por fazer serões pela noite dentro... :D
KTM mais que uma paixao!
lilo
Laranja Mecânica

Registado: domingo Oct 28, 2007 2:57 pm

Mensagempor Ricardo Costa » terça fev 04, 2014 8:27 pm

A melhor coisa a seguir a andar de mota é mecher nelas.

Esta fase é do Saul (playbiker) e assenta que nem uma luva. (não é que eu seja exemplo mas...)

Força com a reconstrução, adoro este tipo de tópicos, dar vida ao que está velho ou parado.
...
Ricardo Costa
Ready To Race

Registado: quarta set 12, 2007 4:13 pm

Mensagempor AntónioFreeride » terça fev 04, 2014 10:47 pm

Miglim Escreveu:Bom trabalho! Nestas coisas há sempre muitos contratempos.... é normal!

Contratempos que nem da para acreditar, e que me moeram a cabeça ontem e ainda hoje um pouco...
Tudo montado, vou experimentar, cria ver se pelos menos tinha um trabalhar sem falhas e se a embraiarem estava colada ou não.
Pegar até é uma coisa que a minha KTM faz bem e a primeira, já andei com um colega com uma CR 250 que só a 3ª tentativa...
Mas a minha sempre pegou a 1ª kicada, e posso dizer mesmo que se não for logo a 2ª então tenho que tirar a vela e limpa-la e por de novo.
Até ai tudo bem, continua a pegar a 1ª, mas gastava a gasolina da mangueira ( entre a torneira e o carburador) e parava, simplesmente ia abaixo...
Ontem moeu- me a cabeça, ainda tive para vir pedir aqui no clube uma ajuda, mas não consegui parar o trabalho para vir ao PC, e só vim quando deixei o trabalho orientado.
1º pensamento: se gasta a gasolina que tem neste bocado, a torneira esta meio avariada...
1º tentativa de ver o que estava mal: Pus alguma gasolina no deposito, pus a mangueirinha para dentro de uma garrafa e abri...
Tudo bem... Estranho... Não é da torneira...
2ª tentativa: uma mangueira grande e um funil pequeno enchi a mangueira ( que era transparente para controlar o nível) e pus directo no carburador.
Resultado: pegou trabalhou um poquito, pouco mesmo, gastava o equivalente a mangueira de origem e calava-se...
2º pensamento: Porra é o carburador sujo... Teve 6 anos parada, ou sujo ou colado algo deve estar mal...
3ª tentativa: Desmontar a traseira da mota para tirar o carburador, que envolve banco, grenages laterais, sub quadro e finalmente tirar o carburador, abri-lo lava-lo com gasolina e soprar tudo... E até não estava assim tão mau mas...
Montar tudo no sitio de volta para experimentar.
Mais uma vês gasolina para o deposito, abrir torneira, entornar a mota até deitar a gasosa para o chão, endireita-la e dar ao pedal.
Mais uma vês pegou a primeira mas se melhor pega melhor para...
Já não sabia mais para aonde me virar... Até que me lembrei de uma lengalenga que um velhote me dizia antigamente quando eu trabalhava nas maquinas: Oh pá se tem gasolina e não pega, então é da vela!
Claro que num motor Diesel isso era a gozar, mas agora já fazia todo sentido!
Fui num estante comprar uma vela.
Pus a vela nova no motor... Abrir torneira, inclinar a mota, endireitar e dar ao pedal.......
Adivinhem????
Pegou a primeira e já não parou mais!!!
Claro que hoje mesmo a chover muito, já ouve Teste Drive!!!

Imagem

Claro que cheguei bem ensopado a casa, mas nada nada paga a primeira volta depois de 6 anos sem andar de KTM.
Foi quase como a primeira ves, tremelicos nos braços e nas pernas depois de desmontar dela, e os braços mais cansados e moídos do que 100 flexões... Não estava mesmo preparado, nem mesmo física ou psicologicamente.
Foram 6 anos de preguiça e hoje foi agreste... Bem mas pelo menos não cai.
Claro que ainda tem umas coisinhas a fazer mas agora vai com o tempo.
Imagem
AntónioFreeride
Laranjinha

Mensagempor AntónioFreeride » terça fev 04, 2014 11:09 pm

Mais um testamento dos meus... Quase que pareço uma criança ou um iniciado a falar, bem na verdade é que depois de estar em cima dela para arrancar, voltei a ser mesmo uma criança! E de iniciado tenho muito, na minha KTM ou em qualquer outra 250 2T so tenho 1 ano de andamento, depois parei a minha e nunca mais voltei a andar de mota...
Eu sei estão a pensar, mas como se aguenta ou se pode estar tanto tempo sem andar??
Eu hoje depois de andar novamente respondo, não sei mas é uma grande estupidez estar tanto tempo sem andar!
Já não estava habituado nem me lembrava o que é o esticão do acelerador, e ainda mais o disparo!
Não tem palavras para descrever, nem nada com rodas para comparar sem ser uma mota...
A sensação de ganho se velocidade, no meu carro gostava de ter 1/3 disso! E o meu carro não é dos piores, é velhinho mas ainda é um XR3, Para quem não se lembra é um Ford do tempo dos Afoncinhos, mas anda bem. Ainda assim andar nela é a melhor sensação de estar vivo.
Desculpem mas tinha de partilhar a felicidade e tentar exprimir com alguém.
Imagem
AntónioFreeride
Laranjinha

Mensagempor AntónioFreeride » quarta fev 05, 2014 10:53 pm

Finalmente encontrei as molas que me fizeram abrir este poast, e num lugar bastante improvável!
Fui a uma loja em Leiria, que representa a MV Augusta e a Husqvarna, por acaso fui dar uma olhadela aos modelos, BOA! Em cheio! Os travões são os mesmos que a minha EGS 250 de 1993. a Brembo ainda hoje fabrica aquele sistema e ainda equipa para a KTM a Husqvarna e a Husaberg.
As molas são as mesmas a 21 anos! Por isso se alguém de futuro tiver também esta dificuldade, há muitos componentes antigos que ainda hoje se fabricam e aplicam em motas novas, (ao contrario do que o representante oficial da KTM em Leiria me disse: Se pensa que a KTM não evoluiu nada em 20 anos, então não conhece a KTM) isto porque eu disse que não era necessário ser especifica para aquele ano, pois ainda hoje há motas que usam um sistema parecido( que afinal é igual...)
Até hoje não tinha razão de queixa da representação,pois nunca tinha recorrido a ela, mas logo a primeira vês fico logo com má impressão deles, acho que estão muito preocupados em vender motes novas, e as antigas podem ir para a reciclagem...
Mas não importa, o que vale é que já tenho as peças para substituir as que fiz Home-Made.

Imagem

Imagem

Depois quando as mudar ponho as fotos das artesanais...
Imagem
AntónioFreeride
Laranjinha

Mensagempor HelSilva » quinta fev 06, 2014 9:30 pm

O teu entusiasmo é contagiante :) :) :)

Olha aí um conselho: vai com calma na coisa, vai andando sempre abaixo do limite e progressivamente vai ganhando o traquejo.

E não te esqueças de que o equipamento completo é fundamental, apesar de não garantir nada... mas sem ele é que nao :wink:
Cumprimentos Natalícios ... porque o Natal é quando queremos :) :) :)
HelSilva
HelSilva
Moderador

Registado: sábado nov 17, 2007 10:30 pm

Mensagempor Miglim » sexta fev 07, 2014 12:07 pm

Um dia ainda vai ser assim!

Imagem

Imagem

Ou assim, para mim a mais gira desses anos 1995

Imagem

Imagem
Miglim
Site Admin

Próximo

Voltar para Restauros / Projectos de Restauro / Galeria

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante