Clube KTM Portugal

Clube Oficial KTM

Forquilhas & Emulators RT

Aqui se posta os nossos projectos e restauros de Laranjinhas anteriores a 2000, e tudo o resto que esteja relacionado com motas e motorizadas do sec XX...

Moderadores: ElioSilva, Chaves, HelSilva, Miglim, Paxx

Forquilhas & Emulators RT

Mensagempor playbiker » segunda ago 11, 2014 10:57 am

“Acção ou efeito de emular.Sentimento que faz com que uma pessoa se tente igualar ou superar alguma coisa ou outra pessoa.”

Serve a anterior definição para introduzir o espírito com que Paul Thede, fundador e proprietário da Race Tech, criou os Emulators no início da década de ’90, o que não deixa de ser curioso porque estávamos em plena revolução das forquilhas, graças à introdução dos sistemas de cartucho com válvulas e anilhas alguns anos antes, conforme as conhecemos hoje. Mas ainda havia muitos modelos como XR’s, mini’s, muitas trails e modelos de estrada conforme existe ainda hoje e claro, motas de cross mais antigas e isso mais do que o justificou.

O objetivo desta modificação é o de aproximar o comportamento da forquilha da IT de 1981 aos sistemas de hoje. O típico dum sistema dessa altura era; ou demasiado brando ou então, muito agressivo. Se alguém vos tentar vender a ideia de que “quanto mais progressivo, melhor”, falem-lhes do perfil de amortecimento dum desses sistemas. Não há nada que no papel seja tão linear quanto estes e no entanto, não resulta na prática. Pretende-se um perfil modelado e é essa a característica principal dos Emulators. O seu funcionamento está muito bem explicado no site da marca como é hábito com tudo que vendem...

Imagem

Imagem
playbiker
Ready To Race

Registado: terça abr 22, 2008 2:47 pm

Re: Forquilhas & Emulators RT

Mensagempor playbiker » segunda ago 11, 2014 10:59 am

O Emulator fica montado no topo do tubo segurado por baixo da mola da suspensão. Neste caso e apesar de ter sido pedido especificamente para esta forquilha (KYB por curiosidade), achei que seria melhor eliminar esta folga, de forma a garantir que todo o óleo passe pela válvula; notem os pequenos orifícios responsáveis pelo circuito de baixa velocidade e a mola com dureza e pré-carga ajustáveis, que comprime na alta velocidade. A recuperação é feita através duma check valve, sendo que a viscosidade do óleo passa a ser a única forma de ajustar a velocidade nessa fase.

Imagem

Os dois casquilhos e anilhas não fazem parte (isto era eu a “inventar” e estas ultimas foram feitas para tirar a tal folga) mas o que aparece nesta imagem e o tubo em baixo, são mesmo os únicos componentes desta forquilha.

Imagem

Os furos existentes são alargados e furados outros adicionais, de forma a transferir todo o trabalho hidráulico para os Emulators.

O resultado? Bom, o resultado teria sido atacar as especiais numa prova de enduro da altura como se fossemos um bravo da época mas como não somos e já passaram mais de 30 anos, limitamo-nos aos prazeres de tocar nas peças e de gritar ao som dum 2T refrigerado a ar sem nos preocuparmos tanto a evitar os buracos. 8)
playbiker
Ready To Race

Mensagempor Scarz » segunda ago 11, 2014 1:12 pm

A IT está a ficar um belo "brinquedo" de 80 Kg's :wink:

Agora admito que tenho sempre de ler e reler estes teus tópicos...para chegar á conclusão que não percebo mesmo nada de suspensões :mrgreen:
www.Baja2Tempos.com
Scarz
Ready To Race

Registado: domingo set 02, 2007 10:29 pm

Mensagempor playbiker » segunda ago 11, 2014 1:23 pm

Comigo também acontece. .. explico me muito mal as vezes :oops: :P
playbiker
Ready To Race

Mensagempor biscoito » terça ago 12, 2014 7:59 pm

playbiker Escreveu:Comigo também acontece. .. explico me muito mal as vezes :oops: :P

À muitos anos atrás abandonei a escola a pensar que os meus profs de matemática não se sabiam explicar.............pouco tempo depois percebi que afinal era eu que não estava disponível para aprender.......tarde demais.... :oops:

E falando de suspensões, eu achava que as minhas estavam muito boas, e estão........., simplesmente não fazem aquela "arte magica" de diminuir o tamanho dos buracos e das pedras como as tuas... :D :oops:
4 Stroke.....2 Stroke.....whatever.....
biscoito
Laranja Mecânica

Registado: terça Oct 20, 2009 6:52 pm

Mensagempor playbiker » quarta ago 13, 2014 8:35 am

Decidi dar um nome e uma imagem a essa arte (ou ofício escrito em inglês porque soa sempre bem) que não é mágica e nem é negra tão pouco, e que está quase toda a descoberto neste fórum

Imagem
playbiker
Ready To Race

Mensagempor smoc250 » quarta ago 13, 2014 10:21 am

Por acaso esse "Craft" não vem de "Starcraft"????? Ainda ontem lá estive e lembrei-me de ti, que bem que se estava!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen: Temos que combinar um dia destes, amigo!!!!!!!!!!
smoc250
Orange KING

Registado: quinta jan 29, 2009 5:48 pm

Mensagempor playbiker » quarta ago 13, 2014 11:04 am

Será que querias dizer Master? Sinto me inspirado por tudo que seja bem feito e por isso, sim pode ter que ver :) os próximos dias vão ser na água mas um pouco mais a sul do que tu, abraço ;)
playbiker
Ready To Race

Mensagempor playbiker » segunda ago 25, 2014 12:03 pm

Scarz Escreveu:A IT está a ficar um belo "brinquedo" de 80 Kg's :wink:

Eu introduzi erradamente essa informação acerca do peso desta mota aqui no fórum, tendo unicamente como base a minha percepção do peso sem na realidade ter medido ou consultado dados técnicos da mota. Acontece que encontrei uns artigos que falam nuns surpreendentes 110 kgs que é algo mais... O facto de ser mais baixa, fácil de levar e até a corrente sem o rings contribuíram para essa ideia. As minhas desculpas :oops:

No entanto isto não invalida nada, andei a ensaia la e está fantástica :)
playbiker
Ready To Race

Mensagempor Scarz » segunda ago 25, 2014 12:53 pm

110 kg's com e-start ou sem? :P
Editado pela última vez por Scarz em segunda ago 25, 2014 1:28 pm, num total de 1 vez.
www.Baja2Tempos.com
Scarz
Ready To Race

Registado: domingo set 02, 2007 10:29 pm

Mensagempor playbiker » segunda ago 25, 2014 1:22 pm

Com é - start claro! E - start = empurrão start :P
playbiker
Ready To Race

Mensagempor lilo » segunda ago 25, 2014 8:30 pm

Devia fazer o mesmo ou semelhante nas suspenções da minha PE, mas ultimamente o tempo tem sido tão escasso, que nem dá para andar de mota, quanto mais para lhes mexer. :cry:
KTM mais que uma paixao!
lilo
Laranja Mecânica

Registado: domingo Oct 28, 2007 2:57 pm

Mensagempor playbiker » segunda set 08, 2014 3:37 pm

lilo Escreveu:Devia fazer o mesmo ou semelhante nas suspenções da minha PE, mas ultimamente o tempo tem sido tão escasso, que nem dá para andar de mota, quanto mais para lhes mexer. :cry:

A PE era a grande rival Suzuki da época :) terei todo o prazer em te ajudar caso necessites ;)
playbiker
Ready To Race

Mensagempor lilo » quarta set 10, 2014 9:06 pm

playbiker Escreveu:A PE era a grande rival Suzuki da época :) terei todo o prazer em te ajudar caso necessites ;)

Ok obrigado e até pode ser que mais tarde te venha a cobrar esse favor.
Por agora queria dar uma geral no motor que está a precisar, já levou um pistão wossner, e uma afinação de carburação que a deixou a cantar que parece um canário :D mas o que me está a incomodar é mais a biela que já aparenta muita folga e vou ter que trocar. :(
KTM mais que uma paixao!
lilo
Laranja Mecânica

Registado: domingo Oct 28, 2007 2:57 pm

Mensagempor Ricardo Costa » quinta nov 13, 2014 9:06 pm

Saul não estará o "L" a mais, acho que pushcraft seria mais sonoro e fácil, digo eu... que não sei nada da definição do termo/palavra, certamente te dirá algo, mas a quem está de fora pushcraft soa melhor :)
...
Ricardo Costa
Ready To Race

Registado: quarta set 12, 2007 4:13 pm

Próximo

Voltar para Restauros / Projectos de Restauro / Galeria

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante