Clube KTM Portugal

Clube Oficial KTM

Reconstruct KTM 250 MX 1989 para GS by GénioRaceTecnik!

Aqui se posta os nossos projectos e restauros de Laranjinhas anteriores a 2000, e tudo o resto que esteja relacionado com motas e motorizadas do sec XX...

Moderadores: ElioSilva, Chaves, HelSilva, Miglim, Paxx

Reconstruct KTM 250 MX 1989 para GS by GénioRaceTecnik!

Mensagempor Miglim » quarta nov 24, 2010 11:18 pm

E tudo começou à 20 anos…
O meu Pai em 1990 deu-me esta KTM MX 125 nova mas de 1989…

Imagem

Punh’às todas no ar! Lol

Imagem

Hoje com os meus 100kg, achei que a 125cc era justa, por isso a procura incidiu sobre uma 250, com força para dar e vender….

Já era meu sonho ter uma clássica e com este furor todo do Lousan Classic Enduro, decidi-me e comprei esta KTM 250 MX

Imagem

O aspecto exterior não era mau para uma mota com 21 anos!

Imagem

…mas Miséria... óleo e agua não se aguentavam...

Imagem

1º grande problema: tampa de embraiagem tinham posto uns discos de embraiagem não originais que "comeram" a tampa, fragilizando-a, daí até a fuga de Água, foi um instante.

Imagem

2º Grande problema- balão de escape sem descrição.... mestre Eugénio, Génio a resolver o problema!

Imagem

Mais.... borracha do carburador ao filtro tinha sido remendada, iria dar problemas... o cilindro supostamente nikasilado em Espanha, com 5min de funcionamento "esborratou"!!!!!!

Imagem

Quadro pintado de branco (NÃO QUERO, QUERO ORIGINAL), Jantes pintadas de preto (não quero) QUERO ORIGINAL!

Imagem

KTM MX 250 1989 esteve isto (Há que desmontar, ir ao jacto de areia, pintar e montar de novo)

Imagem

Quando tudo não passava de um monte de peças!

Imagem

Imagem

O puzzle começa a tomar forma

Imagem

Jante da frente arranjamos original na SCVouga, a que vinha já nem os raios originais tinha..

Imagem

O inexcedível Eugénio Almeida também só queria tudo certinho, direitinho! Tudo, até o mais ínfimo pormenor desmontado....

Imagem

o Amortecedor de trás foi reparado no Eugénio Cação

Imagem

Tudo remontado, com rolamentos, retentores, juntas, tudo novo!

Imagem

Um mágico a trabalhar!

Imagem

Só este "simples" montar os carretos de cx não é para qq um!

Imagem

A "coisa" tomava forma! Adoro as jarras douradas, tal como a minha EXC-F 400 2010 tem!

Imagem



Alguns ensaios até à forma perfeita!

Imagem

Este balão é único no mundo! lol GénioRaceTecnik!
O Eugénio aproveitou um de uma moderna, que é ao contrário, cortou tudo, adaptou, soldou, pintura e tá a andar de mota! lol

Imagem

Havia na SCVouga um dos autocolantes das laterais, por esse e pelas fotos a Diana Correia (esponja do Loureiro)
fez o resto e o resultado foi este espectacular trabalho da Diana - DC design

Forrou-me também o depósito a vinil microperfurado, para tapar aquele aspecto amarelado.

Imagem


Banco by JN Seat covers, pedi para me bordarem o logo oval KTM

Imagem

Na SCVouga haviam ainda bastantes peças, como este guarda-lamas de trás Acerbis, que sempre achei muito lindo, inclusive o vidro inquebrável encontrei lá.

Imagem

Gosto de motas de Enduro mais do que de Cross, por isso o Gènio fez este sub-quadro à mão!
Dobrou, cortou, soldou, bem ao jeito do que fez durante uns anos no departamento de protótipos da MACAL.

Mais uma peça GénioRaceTecnik! (a pega eu tinha guardada de uma mota outra KTM que tive e claro tirei! Lol)

Imagem

À enduro tapou-se a abertura lateral da cx do filtro de ar, fica só a de cima que é mais que suficiente e faz com que entre menos porcaria!

Imagem

Imagem

Eu insisti nos punhos scott de época vermelhos (O Génio não queria!)

Imagem

Imagem

Claro teve direito a pneus novos, o da frente mais adequado pois estava à 15 anos armazenado!! lol o de trás nem por isso!

Imagem

O resultado final é para mim apaixonante!

Imagem

Ainda faltam resolver um ou outro pormenor, logo que vá ensaiar a máquina como deve ser eu compartilho o ronco.

É claro que agora acho que vou andar com ela que nem um velhinho, com medo de a estragar!

Mas logo que sejam peças que eu acho que posso arranjar, no stress!

Obrigado a todos por me terem acompanhado nesta odisseia, e claro ao mestre Eugénio Almeida, e ao pessoal KTM SCVouga que muito ajudaram a encontrar certas agulhas no palheiro.
Speedy Miglim ________________________________________________________________4Ever 2Fast 4You
Avatar do Utilizador
Miglim
Site Admin
 
Mensagens: 9974
Registado: segunda set 10, 2007 8:03 pm
Localização: Agueda

Mensagempor VítorF » quarta nov 24, 2010 11:50 pm

Esta foi uma grande empreitada que felizmente chegou ao fim e da melhor maneira :wink:
Parabéns ao Génio pelo excelente trabalho e ao feliz proprietário por possuir um belo exemplar.
Agora não haverá "Classic Enduro" que lhe resista :D
Editado pela última vez por VítorF em quinta nov 25, 2010 12:11 pm, num total de 1 vez.
Qualquer semelhança com o acordo ortográfico foi pura distracção ou sentido de humor!
Avatar do Utilizador
VítorF
Membro Honorário
 
Mensagens: 5723
Registado: sexta fev 13, 2009 5:16 pm
Localização: Ponta Delgada

Mensagempor Paxx » quinta nov 25, 2010 12:20 am

Excelente Miglim.. :wink: a mota está um brinco.. :wink:

Abraço
Peças e Acessórios para Enduro e Mx

WWW . PXRACING . COM
Paxx
Moderador
 
Mensagens: 3188
Registado: quinta ago 14, 2008 11:47 pm
Localização: Paços de Ferreira

Mensagempor Scarz » quinta nov 25, 2010 1:07 am

Parabéns...

Depois quere-mos fotos dela a "desbravar trilhos" :twisted:
www.Baja2Tempos.com
Avatar do Utilizador
Scarz
Ready To Race
 
Mensagens: 4943
Registado: domingo set 02, 2007 10:29 pm
Localização: São Miguel do Rio Torto

Mensagempor Eloi » quinta nov 25, 2010 1:10 am

os meus parabens Miglim! a ti e ao mestre Eugénio :wink:

ficou uma reconstrução perfeita, mesmo expetacular! um trabalho excelente 8)

agora é dar-lhe lume :lol: :)
Ktm Exc 250 SixDays 09
Avatar do Utilizador
Eloi
Ready To Race
 
Mensagens: 2761
Registado: terça mai 19, 2009 4:57 pm
Localização: Porto / S.Miguel, Açores

Mensagempor Rui Reis » quinta nov 25, 2010 1:12 am

:shock: Fónix, que excelente trabalho de restauro.
A mota está linda :!:
KTM 350 EXC-F Six Days 2012
Avatar do Utilizador
Rui Reis
Ready To Race
 
Mensagens: 2127
Registado: terça mai 05, 2009 12:33 am
Localização: Lousada

Mensagempor Sapinho » quinta nov 25, 2010 2:13 am

Muitos parabéns Miguel.
Ficou algo de maravilhoso mesmo.
MOTAS!! Para muitos um hoby, para mim um estilo de vida.
http://teamosamigosdorelantim.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
Sapinho
Orange KING
 
Mensagens: 716
Registado: domingo Oct 05, 2008 12:47 am
Localização: Arreciadas, Abrantes

Mensagempor playbiker » quinta nov 25, 2010 7:18 am

bonita imagem
Imagem
e que bem que ficou :wink:
playbiker
Ready To Race
 
Mensagens: 4185
Registado: terça abr 22, 2008 2:47 pm
Localização: Fig. Foz

Mensagempor vindicator » quinta nov 25, 2010 12:06 pm

Miglim, está IMPACÁVEL !!! Conta aí como ela se portou no dirt test .
Vindicator

(O acordo ortográfico nos meus posts é uma cena que não me assiste, qualquer semelhança é erro gramatical)
vindicator
Power Member
 
Mensagens: 1575
Registado: quarta Oct 14, 2009 12:37 am
Localização: Lisboa

Mensagempor Ricardo Costa » quinta nov 25, 2010 1:22 pm

Boas,

Miglim, impecável, a mota está um sonho :)

Apenas na minha modesta opinião, e eu tenho noção que iria destoar do conjunto completo, mas, com os aros pretos ficava ainda mais bonita.

Abraço,
...
Avatar do Utilizador
Ricardo Costa
Ready To Race
 
Mensagens: 4708
Registado: quarta set 12, 2007 4:13 pm
Localização: Vizela - Guimarães

Mensagempor rsmaia » quinta nov 25, 2010 2:21 pm

Parabens Miglim e a quem te ajudou a tornar eese clássica na beleza que ficou... :shock:

Está simplesmente espectacular e um restauro com muito bom gosto. Para mim também o que é de origem é o mais bonito em quase todos os aspectos.
Confiança. Mais nada.
rsmaia
Laranja Mecânica
 
Mensagens: 432
Registado: sexta dez 04, 2009 11:39 am
Localização: Maia

Mensagempor NelKid » quinta nov 25, 2010 3:09 pm

playbiker Escreveu:bonita imagem
Imagem
e que bem que ficou :wink:


Por acaso tb reparei nesta img em especial mas principalmente na "caixinha" de madeira onde está o motor a ser montado (deduzo que seja uma ferramenta feito pelo próprio Sr.Eugénio para facilitar no serviço e pelo uso q apresenta devem ter passado montes de motores e mtas horas de trabalho realizado lá) Bonito :)

PARABÉNS ao Miglim e ao Sr.Eugénio pelo excelente trabalho, ficou 5estrelas :wink: :)
Cumprimentos NelKid.

Imagem
Avatar do Utilizador
NelKid
Ready To Race
 
Mensagens: 2926
Registado: sábado mar 08, 2008 2:15 pm
Localização: Benedita

Mensagempor Miglim » quinta nov 25, 2010 7:00 pm

Muito obrigado por todos os vossos comentários.

Ainda não a experimentei, pois o cabo de acelerador teimava em soltar-se do embolo/guilhotina, por desgaste de material, assim lá tive eu de encomendar mais umas peças que devem chegar na semana que vem.

Fica a faltar, rever suspensão dianteira

Verificar a eficiência/bom funcionamento dos travões

Comprovar a correcta afinação do magnético

...e esperemos mais nada pois o t€mpo já falta!
Speedy Miglim ________________________________________________________________4Ever 2Fast 4You
Avatar do Utilizador
Miglim
Site Admin
 
Mensagens: 9974
Registado: segunda set 10, 2007 8:03 pm
Localização: Agueda

Mensagempor Miglim » quinta nov 25, 2010 7:05 pm

Ricardo Costa Escreveu:Apenas na minha modesta opinião, e eu tenho noção que iria destoar do conjunto completo, mas, com os aros pretos ficava ainda mais bonita.


Eu não desgostava das jantes e banco pretos, mas aqui a intenção é pôr como o original, que eu pessoalmente prefiro.

Alem de que a roda da frente estava com uns raios que por não serem originais, estavam torcidos.

Já lá tenho tb a esponja de guiador da época, outro guarda lamas da frente (este não é da epoca) e o suporte em alumínio que evita o abanar do mesmo.
Speedy Miglim ________________________________________________________________4Ever 2Fast 4You
Avatar do Utilizador
Miglim
Site Admin
 
Mensagens: 9974
Registado: segunda set 10, 2007 8:03 pm
Localização: Agueda

Mensagempor Miguelktm » quinta nov 25, 2010 8:11 pm

Que grande nave espacial!!


Parabens ;)
Miguelktm
Orange KING
 
Mensagens: 936
Registado: segunda jun 28, 2010 8:03 am

Próximo

Voltar para Restauros / Projectos de Restauro / Galeria

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante