| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
NunoM clementina
Registrado em: 08 Jul 2010 Mensagens: 26 Local/Origem: Palmela, Portugal.
|
Colocada: Sex Jul 09, 2010 12:11 pm Assunto: Nível do óleo - dificuladade em visualizar |
|
|
|
Boas pessoal!
A questão parece ser um bocado básica, contudo, como a XC 525 não possui vareta para ver o nível do óleo de motor, vê-se o mesmo no vidro circular.
Não sei se sou eu que estou um pouco vesgo (LOL), pois parece-me que o nível a quente e a frio está sempre igual.
Há algum truque, por assim dizer para permitir uma melhor visualização do nível do óleo?
Obrigado. |
|
|
|
NunoM clementina
|
Colocada: Sáb Jul 10, 2010 7:42 am Assunto: |
|
|
|
Bem, como ninguém respondeu, respondo eu.
Ontem estive a verificar e, de facto, só é perceptível o nível de óleo no pequeno vidro quando a mota está a trabalhar e não com ela desligada.
Fica a dica para quem tiver a mesma dificuldade que eu. |
|
|
|
Strom II Laranja
|
Colocada: Sáb Jul 10, 2010 11:52 am Assunto: |
|
|
|
Bem na minha mota o nível de óleo esta por meio quando esta fria, quando esta quente esta cheio, ou seja esta tudo preto! LOL
Eu pessoalmente só consigo ver em locais iluminados, na garagem esquece! _________________
VS  |
|
|
|
HelSilva Moderador

Registrado em: 17 Nov 2007 Mensagens: 3209 Local/Origem: Ovar/ Aveiro
|
Colocada: Dom Jul 11, 2010 1:31 am Assunto: |
|
|
|
O que diz o manual sobre este tema? _________________ Cumprimentos
HelSilva
2009-Ktm EXC 250
2008-Honda CRF 250 X
2007-Ktm EXC-F 250
2007-Suzuki RM-125
1995-Yamaha XT 600-E
1978-FLANDRIA |
|
|
|
NunoM clementina
|
Colocada: Seg Jul 12, 2010 12:36 pm Assunto: |
|
|
|
Boas pessoal!
O que diz o manual é que a frio, o nível do óleo deve ser quase a bater no fundo, enquanto que a quente referem que deve estar a meio do vidro.
Mais que essa quantidade, penso que não seja aconselhável. |
|
|
|
HelSilva Moderador

|
Colocada: Seg Jul 12, 2010 11:30 pm Assunto: |
|
|
|
Será que tem óleo a mais e o visor aparece sempre cheio? _________________ Cumprimentos
HelSilva
2009-Ktm EXC 250
2008-Honda CRF 250 X
2007-Ktm EXC-F 250
2007-Suzuki RM-125
1995-Yamaha XT 600-E
1978-FLANDRIA |
|
|
|
NunoM clementina
|
Colocada: Ter Jul 13, 2010 12:18 pm Assunto: |
|
|
|
Penso que não será por aí, pois nessa situação era expectável que com o motor quente, o vidro ficásse todo preenchido, o que não sucede.
Penso que o truque, por assim dizer, será o de ver o nível com o laranjinha ligada, ao ralenti.  |
|
|
|
HelSilva Moderador

|
Colocada: Ter Jul 13, 2010 11:22 pm Assunto: |
|
|
|
O "truque" tem de estar escrito no manual, se não não vale... _________________ Cumprimentos
HelSilva
2009-Ktm EXC 250
2008-Honda CRF 250 X
2007-Ktm EXC-F 250
2007-Suzuki RM-125
1995-Yamaha XT 600-E
1978-FLANDRIA |
|
|
|
NunoM clementina
|
Colocada: Qua Jul 14, 2010 10:59 am Assunto: |
|
|
|
Sim, é certo, mas digam-me se nas laranjinhas de duas rodas acontece o mesmo. Verificam o nível um minuto após deligarem o motor ou com a máquina em funcionamento?
O pessoal dos quads que se pronuncie para se saber se esta é uma situação usual.
Obrigado |
|
|
|
paxx Orange KING

Registrado em: 15 Ago 2008 Mensagens: 1106 Local/Origem: Paços de Ferreira
|
Colocada: Qua Jul 14, 2010 12:04 pm Assunto: |
|
|
|
| NunoM escreveu: | Sim, é certo, mas digam-me se nas laranjinhas de duas rodas acontece o mesmo. Verificam o nível um minuto após deligarem o motor ou com a máquina em funcionamento?
O pessoal dos quads que se pronuncie para se saber se esta é uma situação usual.
Obrigado |
Ja tive uma ktm 400 (motor RFS) e o oleo devia ver-se com o motor desligado.
Para verficar o oleo deves pôr a mota a trabalhar um bocado e desligar. Verificas o nivel do oleo e tem que estar entre os dois tracejados que tem no visor de vidro (se reparares tem duas ranhuras no visor do oleo mais precisamente na anilha de metal que segura o vidro). Quando está muito quente o oleo cobre o visor (fica escuro). Pelo menos era assim na minha e sendo o motor igual nao deve mudar muito (ou quase nada).
Abraço _________________ ktm 250 exc 09 |
|
|
|
Strom II Laranja
|
Colocada: Qua Jul 14, 2010 12:12 pm Assunto: |
|
|
|
| paxx escreveu: | | NunoM escreveu: | Sim, é certo, mas digam-me se nas laranjinhas de duas rodas acontece o mesmo. Verificam o nível um minuto após deligarem o motor ou com a máquina em funcionamento?
Obrigado |
Ja tive uma ktm 400 (motor RFS) e o oleo devia ver-se com o motor desligado.
Para verficar o oleo deves pôr a mota a trabalhar um bocado e desligar. Verificas o nivel do oleo e tem que estar entre os dois tracejados que tem no visor de vidro (se reparares tem duas ranhuras no visor do oleo mais precisamente na anilha de metal que segura o vidro). Quando está muito quente o oleo cobre o visor (fica escuro). Pelo menos era assim na minha e sendo o motor igual nao deve mudar muito (ou quase nada).
Abraço |
E minha e igual! Se a quente nao cobrir o visor todo e muito mau sinal! _________________
VS  |
|
|
|
CARDOSÃO Orange KING

|
Colocada: Qua Jul 14, 2010 12:21 pm Assunto: |
|
|
|
Tenho uma 525 exc e quando mudo o oleo, deixo o nivel a frio máis ao menos no meio do visor, depois de esperar que ele assente ligo o motor uns minutos até aquecer, deixo arrefecer um pouco e acabo de encher (se for necessario) até ficar uma pequena bolha de ar na parte superior do visor.
Portanto o nivel a frio fica a meio e a quente praticamente no cimo do visor.
E fica assim até á proxima muda, que normalmente faço 1 x ano e não tenho o minimo de consumo ao longo do tempo entre mudas.
O reservatório do oleo leva cerca de 1,2l e é exactamente o que sái de oleo queimado.
A 525 é mesmo fantastica, não é???!!! _________________
   |
|
|
|
NunoM clementina
|
Colocada: Qua Jul 14, 2010 3:06 pm Assunto: |
|
|
|
Pessoal, agradeço de facto a vossa colaboração, mas o reservatório do óleo de motor dos motores dos quads é maior.
O reservatório comporta 2 litros, ao invés dos 1,2l das duas rodas.
 |
|
|
|
paxx Orange KING

Registrado em: 15 Ago 2008 Mensagens: 1106 Local/Origem: Paços de Ferreira
|
|
|
|
NunoM clementina
|
Colocada: Qui Jul 15, 2010 10:34 am Assunto: |
|
|
|
Já tinha visto, mas obrigado na mesma pela atenção.  |
|
|
|