Clube KTM Portugal

Clube Oficial KTM

Balão de Escape Fissurado

Aqui podes encontrar tudo o que anda à volta do Motor!

Moderadores: Chaves, VítorF, Miglim, HelSilva

• Advertisement
scvouga.pt

Mensagempor HelSilva » domingo nov 22, 2009 10:39 pm

Eu repito o que foi já foi dito: estoura, solda, volta a abrir, volta a soldar, aquece, arrefece...Tal como os outros, eu também já tirei o balão original e cortei o "estrangulado" (que nunca tinha sido utilizado), retirei "aquele favo", e é o que anda até hoje (foi montado praí às 120 horas e já passou das 160). Recentemente, no último passeio do leite creme, levou uma castanhada que lhe reduziu a secção de passagem significativamente...mas ainda não o fui endireitar, exactamente porque penso que o aquece arrefece é o princípio do fim...coisas das 2t :wink: :lol:
Cumprimentos Natalícios :)
HelSilva
HelSilva
Moderador

Registado: sábado nov 17, 2007 10:30 pm

Mensagempor Scarz » segunda nov 23, 2009 9:46 am

Eu entendo que os choques térmicos e não só destruam completamente o material.

Mas neste caso estamos a falar de uma curva quase nova, sem soldas nem buracos, e que deveria estar preparada para aguentar calor e frio sem se fissurar toda.:shock:
Só posso concluir pelos casos aqui descritos que o material é mesmo de baixa qualidade, porque numa marca Ready to Race um balão não aguentar 3 meses de uso que nem foram intensos não deveria ser "normal".

Por exemplo a Gas Gas é uma mota com 2anos de garantia, se isto acontecesse trocavam o balão sem duvidas nenhumas...e é uma mota muito mais barata e com qualidade "inferior".

Entendo que o balão seja frágil a choques e pancadas a quente, mas sem as levar isto não deveria acontecer. É uma mota nova e estimada desde o primeiro dia com um balão estourado, quando a comprei era meu objectivo ter uma mota para me durar e ter menos manutenção. Epa assim até o pessoal das motas velhas e de outras marcas me goza :oops: e com razão...que o material não aguentou nada... :oops: :oops: :oops:

HelSilva, foste tu que abriste a tua curva e tiras-te o miolo? È uma operação relativamente simples? Ou tiveste algum expert a fazer isso?
www.Baja2Tempos.com
Scarz
Ready To Race

Registado: domingo set 02, 2007 10:29 pm

Mensagempor petrus » segunda nov 23, 2009 12:26 pm

Uma má notícia:

Li algures que para 2010 diminuíram (ainda mais) a espessura do metal no balão para poupar peso! :shock:

Mais um ponto para as 4T! :lol:
Ando farto de cair e de me doer ao levantar-me!
petrus
Ready To Race

Registado: sexta mai 04, 2007 7:44 am

Mensagempor Scarz » segunda nov 23, 2009 12:55 pm

petrus Escreveu:Uma má notícia:

Li algures que para 2010 diminuíram (ainda mais) a espessura do metal no balão para poupar peso! :shock:

Sim, também já tinha lido :?

Petrus temos é de ir andar para tirar as teimas :P
www.Baja2Tempos.com
Scarz
Ready To Race

Mensagempor petrus » segunda nov 23, 2009 2:10 pm

scarzpt Escreveu:

Parece-me bem! Além disso vamos trocar de mota um bocado! Lembro que a tua anterior 450 e a minha actual têm pouco a ver uma com a outra! Andar na tua pode ajudar a minha (hipotética) decisão para o ano! Assim haja dinheiro disponível! :oops:

Já agora, o Picão foi andar para as tuas bandas este Sábado. Foste com ele? :?:
Ando farto de cair e de me doer ao levantar-me!
petrus
Ready To Race

Registado: sexta mai 04, 2007 7:44 am

Mensagempor Scarz » segunda nov 23, 2009 2:16 pm

petrus Escreveu:
scarzpt Escreveu:

Parece-me bem! Além disso vamos trocar de mota um bocado! Lembro que a tua anterior 450 e a minha actual têm pouco a ver uma com a outra! Andar na tua pode ajudar a minha (hipotética) decisão para o ano! Assim haja dinheiro disponível! :oops:

Já agora, o Picão foi andar para as tuas bandas este Sábado. Foste com ele? :?:

Andas o tempo que quiseres na minha...até porque ja tenho saudades de uma 4T :P assim quanto mais andar na tua mais gosto da minha :lol:

Não pude ir no sábado de manha o avo de um colega morreu e já não fui.
Mas foi malta andar de manha, eu só fui andar no domingo de manha.
www.Baja2Tempos.com
Scarz
Ready To Race

Mensagempor Scarz » segunda nov 23, 2009 2:18 pm

petrus Escreveu: Andar na tua pode ajudar a minha (hipotética) decisão para o ano! Assim haja dinheiro disponível! :oops:
:?:

Para ti tem de ser uma 300 exc :twisted: a mota tem sempre motor, quase parece uma 4T.
www.Baja2Tempos.com
Scarz
Ready To Race

Mensagempor TiagoCar12 » segunda nov 23, 2009 4:53 pm

Errado caro Petrus :D , a espessura do escape foi aumentada de 0.88mm para 1.0mm em 2010.

O balão catalizado tal como o megre disse parece ser mais grosso ainda do que o "stocker".

Para se fazer a modificação aconselho a ir a uma casa de escapes, este corta-se mesmo na solda da segunda curva e atenção que alguns "cromos" não fazem a marcação de posição (uns simples cortes longitudinais bastam) e depois para encaixar é que são elas.

Eu não tive problema com a solda e ficou perfeito no meu mas há quem tenha tido por isso é uma questão ter atenção.

Cumps
KTM 300 XC 2013
TiagoCar12
Power Member

Registado: terça nov 18, 2008 1:18 am

Mensagempor Sapinho » segunda nov 23, 2009 6:09 pm

Estranho...
O da minha já levou uma senhora passa (o balao fechou mesmo), foi desamolgado e tá impecavel...
Nem uma fissura seqer.
Experimenta a falar com os gajos da masterbike a ver o qe eles dizem.

Abraço
Sapinho
MOTAS!! Para muitos um hoby, para mim um estilo de vida.
http://teamosamigosdorelantim.blogspot.com/
Sapinho
Orange KING

Registado: domingo Oct 05, 2008 12:47 am

Mensagempor HelSilva » segunda nov 23, 2009 10:08 pm

scarzpt Escreveu:HelSilva, foste tu que abriste a tua curva e tiras-te o miolo? È uma operação relativamente simples? Ou tiveste algum expert a fazer isso?

Não, foi a oficina que costuma trabalhar na minha bicha. MAs parece-me que é um trabalho simples, para quem está habituado; claro que a observação sobre a marcação cuidadosa, é importante
Cumprimentos Natalícios :)
HelSilva
HelSilva
Moderador

Registado: sábado nov 17, 2007 10:30 pm

Mensagempor paxx » terça nov 24, 2009 1:02 am

car12 Escreveu:
O balão catalizado tal como o megre disse parece ser mais grosso ainda do que o "stocker".

Cumps

Tirei o catalizador ao meu e é o que estou a usar neste momento. É mais grosso que o "livre" pois ja o pude comprovar.. :oops: :lol:

Quanto à operaçao para retirar o catalizador ja aqui foi falado. É muito simples e qualquer artista que saiba dar uma boa solda faz isso.. :wink:

http://www.clubektmportugal.com/viewtop ... c&start=15

abraço
paxx
Ready To Race

Registado: quinta ago 14, 2008 11:47 pm

Mensagempor TiagoCar12 » terça nov 24, 2009 1:40 am

paxx Escreveu:
car12 Escreveu:

Cumps

Tirei o catalizador ao meu e é o que estou a usar neste momento. É mais grosso que o "livre" pois ja o pude comprovar.. :oops: :lol:

Quanto à operaçao para retirar o catalizador ja aqui foi falado. É muito simples e qualquer artista que saiba dar uma boa solda faz isso.. :wink:

http://www.clubektmportugal.com/viewtop ... c&start=15

abraço

Eu no outro dia no ktmtalk a procurar essas fotos e chapeu.....afinal era aqui que as tinha visto e foste tu que fizeste o post :lol: :lol:

Ainda não andei na mota com o balão descatalizado mas o andamento é igual não é?

O volume dele parece-me similar logo deve ser a mesma coisa?
KTM 300 XC 2013
TiagoCar12
Power Member

Registado: terça nov 18, 2008 1:18 am

Mensagempor paxx » terça nov 24, 2009 1:49 am

car12 Escreveu:Ainda não andei na mota com o balão descatalizado mas o andamento é igual não é?

O volume dele parece-me similar logo deve ser a mesma coisa?

É igual, não senti qualquer diferença... :wink:

abraço
paxx
Ready To Race

Registado: quinta ago 14, 2008 11:47 pm

Mensagempor Scarz » terça nov 24, 2009 9:22 am

Já fui ao stand, disseram que a garantia não cobre nada disto e que não me trocam o balão, disseram também que tinham lá 2 balões na mesma situação que tinham sido devolvidos pelo vouga sem garantia, e que não interessava o balão estar novo ou não, ja passava dos 30 dias por isso não podiam fazer nada. :?

Acho que é uma falta de atenção da marca saberem que isto é um problema recorrente nos balões e não se responsabilizarem pelo ocorrido, mas pronto. Na proxima mota já penso mais umas vezes antes de escolher KTM ou não. :(

Entretanto já mandei soldar o balão.

Thanks pelas fotos, já fiquei com uma ideia do que fazer para tirar o catalizador :wink:
www.Baja2Tempos.com
Scarz
Ready To Race

Mensagempor fil » terça nov 24, 2009 11:08 am

Qualquer pessoa com o devido material e o minimo jeito para a mecanica consegue abrir o escape e tirar de lá o catalizador esse ...
Eu como não tenho o minimo jeito para a mecanica pedi
a um amigo pra me ajudar e fizemos (fez) aquilo na boa.

1º e mais importante é fazer o tal risco que o car12 falou para depois soldar pelo sitio certo

depois o resto ja foi tudo falado aqui...
Imagem

Imagem

Imagem

Para a solda ficar mesmo bem tem de ser TIG (aprendi isto no forum!!!) paguei 30 euros para me soldarem o antigo e este, agora ando com o novo que ja se fartou de levar porradas e não abriu ainda, deve mesmo ser mais resistente, espero
fil
Laranja Mecânica

Registado: sexta mai 25, 2007 10:40 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes